terça-feira, 13 de dezembro de 2022

REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE BREJO DA MADRE DE DEUS FAZEM VISITA A COESCAP


 

Pensando nos catadores profissionais, que recentemente perderam a principal fonte de renda, com a desativação dos lixões em Brejo da Madre de Deus, os representantes das secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura e Saúde do município, estiveram, nesta terça-feira (6), na Cooperativa Estadual de Catadores Profissionais (COESCAP), na cidade de Sairé.

 

A COESCAP é uma cooperativa de catadores fundada em 2008, e desde então vêm desempenhando um trabalho eficaz no tratamento e beneficiamento de resíduos sólidos urbanos, gerados pelo município. A visita tem como objetivo conhecer como se dá o processo desde a implantação, cuidados, coleta até a saída do produto final, para que possamos seguir o modelo para implementação em nosso município.

 

Ao decorrer dos próximos meses várias ações intersetoriais serão realizadas para a inclusão social desses catadores. A secretaria de Saúde realizará a busca ativa para atualização da caderneta vacinal dos catadores e seus familiares, até o próximo dia 30, escuta clínica dos anseios dos catadores, até dia 28 de fevereiro do próximo ano, ações de saúde da mulher para as catadoras e busca ativa de crianças e gestantes para avaliação nutricional, ambos até dia 31 de março, orientações para prevenção à saúde do homem, até 31 de agosto do próximo ano.

 

Já a secretaria de Assistência Social realizará a identificação, cadastramento e atualização dos catadores, elaboração de perfil social das famílias de catadores e elaboração do Plano de Intervenção Social para as famílias de catadores que trabalham no lixão e a secretaria de educação trabalhará a promoção de cursos de conscientização, capacitação e formação continuada para os senhores e senhoras catadores de material reciclável do nosso município.


Secretaria de Comunicação