sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Três mentiras esclarecidas sobre a renovação da CNH


Uma série de informações falsas sobre leis de trânsito tem sido compartilhada nas redes sociais. Por isso, o Detran resolveu esclarecer o que é verdade e o que é mentira nessas mensagens.
Conforme a assessoria de imprensa do órgão, que identificou o compartilhamento dessas mensagens neste mês, elas têm circulado no Facebook e no WhatsApp. Entre as informações falsas está uma multa para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que na verdade não existe.
RENOVAÇÃO DA CNH
Mentira
A carteira só pode ser renovada durante o prazo de, no máximo, 30 dias após o seu vencimento.

Verdade
A CNH pode ser renovada a qualquer tempo. Trinta dias é, na verdade, o período em que o condutor pode circular com a CNH vencida, enquanto providencia a renovação.

CANCELAMENTO DA CNH
Mentira
A carteira é cancelada automaticamente após 30 dias e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicológico, legislação e prático, como uma pessoa sem CNH.

Verdade
Não há cancelamento da CNH por vencimento. Há somente a exigência, para renovação de CNH vencida há mais de 5 anos, que o condutor faça um curso ou prova de atualização, além do exame médico.

MULTA PARA RENOVAR CNH
Mentira
Há multa para fazer a CNH novamente, que fica por volta de R$ 1,2 mil e leva, mais ou menos, de 2 a 3 meses, para ficar pronta.

Verdade
Não há multa para renovar a CNH. O condutor deve pagar somente as taxas para a realizar as etapas necessárias na renovação. Até 5 anos: exame médico (condutores profissionais devem fazer também o exame psicológico). Após 5 anos: além do exame médico (e psicológico, para profissionais), o condutor deve fazer curso ou prova de atualização.

Do: Blog São Domingos Já / Fonte: Blog do Guaraci Balde