sexta-feira, 25 de julho de 2014

ACENDEU A LUZ VERMELHA: Queda no FPM prejudica municípios de todo país


O Prefeito Roberto Asfora realizou na manhã dessa sexta-feira (25), uma reunião de urgência com os Secretários, o motivo: a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em R$ 2.500.000,00 (Dois milhões e quinhentos mil reais) mensais.

Durante a tarde o prefeito Roberto Asfora estará em São Caitano onde acontecerá uma reunião com outros Prefeitos da região, para saber qual o caminho que as prefeituras irão tomar.

Com esta queda no repasse do Governo Federal, as prefeituras terão que tomar medidas drásticas, inclusive, algumas devem chegar a demitir funcionários.

Indagado sobre o assunto, o Prefeito Roberto Asfora disse que “esta segurando ao máximo para não demitir ninguém, porém, não poderá ir contra determinações judiciais”.

Esse é um momento delicado e a população tem que se aliar ao Prefeito contra uma oposição que torce para dar tudo errado. Além de ser prejudicado pela baixa no FPM, o Brejo da Madre de Deus passa por momentos difíceis graças a um rombo de 50 milhões de reais deixados pela administração anterior.

Da Assessoria

Recuperada estrada que liga o sítio Açúdinho ao sítio Tambor


O vereador Robertinho esteve conferindo os trabalhos na estrada doTambor

Para recuperar todas as estradas rurais, a prefeitura vem há vários meses realizando um excelente trabalho com suas máquinas patrol, retroescavadeira, pá mecânica, e caçambas.

Essa semana a prefeitura concluiu a recuperação da estrada que liga o sítio Açudinho ao sítio Tambor. A situação dessa estrada era muito complicada porque chegou no seu limite e já não tinha condições de passar a motoniveladora. A solução foi piçarrar praticamente todo trecho.

“Temos algumas dificuldades em recuperar as nossas estradas, uma delas é que a maioria dessas estradas estão no osso, como diz na linguagem popular, são estradas que não tem mais como raspar, cortar com a motoniveladora, então, nos temos que reconstruí-las, temos que arrumar piçarro nas propriedades particulares. Graças a Deus vários munícipes estão ajudando doando o material para colocarmos nessas estradas, e o trabalho tem sido realizado deixando em excelente condições para trafegar”, disse o vereador Robertinho Asfora.

“Outra grande dificuldade são as caçambas, temos poucas. Temos um município com uma enorme extensão territorial e temos todas essas estradas que estavam nesse descaso, nesses anos todos só raspando. O desafio é grande, o trabalho não pode parar e vamos recuperar todas as nossas estradas”, concluiu.

O prefeito Roberto Asfora colocou a disposição toda equipe necessária para trabalhar na recuperação das estradas vicinais. O resultado de todo esforço vem em forma de gratidão e alegria por parte do cidadão do campo, que vê o seu caminho em ótimas condições, melhorando a condução do transporte escolar, o escoamento da agricultura, e facilitando também, a circulação de veículos por várias localidades.

Da Assessoria

Loteamento Acauã recebe saneamento básico


O insuportável problema de esgoto a céu aberto foi solucionado no Loteamento Acauã em Brejo da Madre de Deus.

A secretaria de Obras e Urbanismo realizou a obra que vai proporcionar dias melhores para todos.

É com trabalho “Forte e Unido” que a prefeitura do Brejo da Madre de Deus vem melhorando a vida dos brejenses. O prefeito Roberto Asfora vem se esforçando para atender a solicitações e melhorar a vida da população.

“Esse é verdadeiramente um governo para todos. Nossas ações mostram o nosso comprometimento com o povo, seja na cidade, distritos, sítios e vilas”, falou o prefeito.
Da Assessoria

terça-feira, 22 de julho de 2014

Suspeito de assalto a feirantes é morto em troca de tiros com seguranças no Lampião


 

Um homem suspeito de tentar assaltar feirantes foi morto na madrugada desta segunda-feira (21) ás margens da BR-104, na Localidade do Lampião, em Caruaru, no Agreste pernambucano. De acordo com o delegado Márcio Cruz, o ex-presidiário Edivaldo Teotônio da Silva, 29, natural de Jaboatão dos Guararapes, trocou tiros com homens que faziam segurança particular do comboio de feirantes e foi atingido com disparos de espingarda calibre 12.

Ainda segundo o delegado, a hipótese é de que seguranças reagiram a tentativa de assalto. O suspeito e vítima estava com uma camisa na cabeça em formato de touca ninja e uma pistola calibre 380. “A gente não pode afirmar com absoluta certeza de que se trata de um bandido, mas provavelmente seja um assaltante que tenha tentado um emboscada a feirantes da Sulanca de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe”, disse.

No local do crime, foram encontradas 10 cápsulas de pistola e 8 balotes de espingarda calibre 12. Além de um carregador com 11 projeteis intactos.

O ex-presidiário estava com um colete a prova de balas, mas não resistiu ao disparo a queima roupa de calibre 12, que atingiu o tórax. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), ainda no município.

A Polícia Civil iniciou as investigações e o delegado Márcio Cruz está colheu depoimentos nesta manhã.
Quem tiver informações do caso, pode passar pelo Disque-Denúncia Agreste, (81) 3719-4545. O anonimato é garantido. Polícia Militar 190.

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade Foto: Adielson Galvão

Com Matadouro Público de Caruaru interditado por irregularidades, parte dos marchantes da Capital do Agreste abatem o gado em Brejo da Madre de Deus


Caminhão baú carregando no Matadouro Público do Brejo a carne que será comercializada em Caruaru

O Matadouro Público de Caruaru foi interditado no início deste mês após técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), encontrarem várias irregularidades no local.  A única solução para os marchantes de Caruaru é abater o gado nas cidades vizinhas, e parte deles, estão recebendo apoio no Matadouro Público do Brejo da Madre de Deus.

O comerciante Robertinho Arruda, um dos principais fornecedores de carne para feira livre e açougues de Caruaru, foi entrevistado no Programa Nossa Manhã na Rádio Colinas FM e destacou que a ajuda que está recebendo em Brejo da Madre de Deus está sendo fundamental neste momento complicado que estão passando.

“É um descaso o que está acontecendo com o Matadouro Público em Caruaru, lá pagamos uma das maiores taxas para abater um animal e não temos estrutura nenhuma. Ainda bem que temos apoio em cidades como Brejo da Madre de Deus, que está nos ajudando, caso contrário a situação dos marchantes e fornecedores de carnes de Caruaru seria bem mais complicada do que já está”, disse.

No Brejo da Madre de Deus os marchantes de Caruaru pagam apenas a taxa para abater o animal, porém, as despesas com transporte e mão de obra encarecem o preço, e no final das contas, o consumidor também sai prejudicado.

“Aqui em Brejo pagamos apenas a taxa de abate, porém, nossas despesas praticamente dobraram, já que pagamos também o caminhão boiadeiro para trazer o gado, o caminhão baú para levar a carne, e homens para carregar e descarregar a carne. Tudo isso atrapalha a nossa vida e também prejudica o consumidor que no final paga mais caro”, explicou Robertinho Arruda, que encerrou a entrevista enaltecendo a estrutura do Matadouro Público do Brejo e agradecendo o apoio recebido pelo prefeito Roberto Asfora.

“Quero agradecer de coração ao prefeito Roberto Asfora por ter estendido as mãos para nos ajudar nessa peleja, também agradeço ao secretário de Agricultura aos funcionários do Matadouro aqui do Brejo que estão nos ajudando da melhor maneira possível. Estou muito feliz em receber o apoio de dessa cidade que possui um dos melhores Matadouros Públicos do estado de Pernambuco, isso estou comprovando com meus próprios olhos, o brejense consome uma carne de primeira qualidade, parabéns ao prefeito pela organização, pela estrutura e pela higiene”, concluiu Robertinho.
 Robertinho Arruda ( primeiro da esquerda para direita) com sua equipe

Na ultima semana foram abatidos 90 bois para aos marchantes de Caruaru, sendo abatidos 20 na terça, 20 na quinta e 50 na sexta-feira. O diretor do Matadouro Público do Brejo da Madre de Deus, Francisco Simplício, explicou que o abate do gado dos marchantes brejenses é prioridade e não está sendo afetado.

“Estamos ajudando os amigos marchantes de Caruaru, o abate dos animais dos marchantes aqui do Brejo da Madre de Deus não está sendo prejudicado, os nossos tem a prioridade, porém, o prefeito Roberto Asfora pediu que todos fossem tratados muito bem e assim estamos fazendo”, falou Francisco.

O Matadouro Público de Caruaru não tem data certa para reabrir, a prefeitura se comprometeu em realizar as obras solicitadas pelo MTE.

Da Assessoria

domingo, 20 de julho de 2014

Prefeitura finaliza desassoreamento da barragem de Santana II


Após 45 dias de muito trabalho com máquina e caçambas, foi concluído o desassoreamento da barragem de Santana II em Brejo da Madre de Deus. A obra foi realizada após o prefeito Roberto Asfora contratar um engenheiro que analisou as plantas e fez um estudo da capacidade do reservatório.

“O desassoreamento da barragem de Santana II irá beneficiar o cidadão da cidade, dos distritos e também da zona rural. Com a chegada da chuva teremos um maior acúmulo de água em nossa barragem, com certeza teremos mais tranquilidade no período da estiagem”, disse o prefeito.

O vereador Roberto Asfora Filho (Robertinho), esteve fiscalizando o desassoreamento desde o início e contou detalhes sobre os trabalhos.

“Foram aproximadamente 45 dias de trabalho, tivemos algumas interrupções devido à chuva, mas concluímos o serviço do desassoreamento da barragem de Santana II. Limpamos as três áreas que estavam no projeto inicial e também a área do riacho que escoa para dentro da barragem. Foram retiradas mais de 4.800 caçambas de material”, contou o vereador.
Se não tivesse sido desassoreada, com as recentes chuvas a barragem de Santana II, muito provavelmente, já estaria sangrando. Agora, a barragem está com aproximadamente 50% de sua capacidade total, isso significa que a barragem ganhou mais 50% da capacidade que estava antes da limpeza.

A barragem de Santana I, também conhecida por barragem velha, é bem menor do que Santana II, mas é muito forte na captação de água, de acordo com Robertinho, a barragem velha futuramente também será desassoreada.

“Santana I está bastante assoreada, vamos fazer um projeto para limpar a barragem de Santana I e também a barragem do sítio Cavalo Ruço. Agora elas estão cheias, então vamos trabalhando no projeto agora, para assim que possível, fazermos o desassoreamento delas também”, concluiu Robertinho.

As fotos a seguir mostram a sequencia dos trabalhos de desassoreamento da barragem, confira:
 Quando os trabalhos começaram o nível da barragem estava muito baixo
 Vereador Robertinho na chegada da máquina PC e caçambas
 Foi preciso muito trabalho para retirada do material que atrapalhava o armazenamento
 Uma "ilha" foi retirada bem no meio da barragem
 Por essa imagem é possível observar como a barragem estava aterrada
 A máquina PC trabalhou forte para retirar o máximo possível de material 
A barragem de Santana II é o principal reservatório da cidade e nunca havia sido desassoreada
As caçambas transportaram o material retirado da barragem para o terreno de Silvinho que fica ao lado, barateando e facilitando o trabalho
As caçambas transportaram o material retirado da barragem para o terreno de Silvinho que fica ao lado, barateando e facilitando o trabalho
Após 45 dias a barragem foi totalmente desassoreada, Santana II agora está com praticamente o dobro da capacidade que estava antes da limpeza
Com as recentes cuvas os córregos estão levando água diariamente para a barragem que está atualmente com 50% de sua capacidade total
Os brejenses estão muito satisfeitos com a ação do Prefeito Roberto Asfora
A limpeza da barragem também foi feita após a passagem molhada, o local estava muito aterrado
Essa área fica após a passagem molhada e deve começar a receber água nos próximos dias, com o possível aumento do nível do reservatório
Mais de 4.800 caçambas de material foram retiradas da barragem
                                                      O paredão de Santana II
Da Assessoria

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Entrevista com Vereador Robertinho Asfora


Nesta sexta-feira (18) o vereador Robertinho Asfora foi entrevistado no Programa Nossa Manhã na Rádio Colinas FM.

Vários assuntos foram abordados, entre eles:

Recuperação das estradas,
Reforma e ampliação do Hospital,
Obras no Loteamento do Gerson,
Visita ao ex-prefeito Zé Inácio,
E a conclusão do desassoreamento da Barragem de Santana II.

A entrevista com Robertinho poderá ser ouvida na nesta sexta às 15h e neste sábado às 10h na Estação Web Rádio.

Guarda Civil Municipal recebe duas motos 0km


Para que a Guarda Civil Municipal possa ter mais agilidade o prefeito Roberto Asfora comprou cinco motos XRE 300, equipadas com baú, sirene e sinalizadores (lanternas). Duas delas foram entregues nesta quinta-feira (17), as outras três devem chegar nas próximas semanas.

“Quando convocamos os Guardas Civis Municipais de imediato começamos a investir em capacitação, uniformes, coletes refletivos, cones, viaturas, e agora, estou entregando novas motocicletas para que possam realizar um serviço mais ágil e eficiente em nosso município. Nesse momento chegaram duas motos, elas serão padronizadas e estarão a disposição do efetivo da Guarda Civil Municipal. Em breve chegarão outras três motos, também XRE 300”, disse o prefeito Roberto Asfora.

Com motocicletas potentes, a Guarda Civil Municipal poderá se deslocar com mais facilidade, tornando o serviço mais eficaz.

Da Assessoria

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Reunião para definir os detalhes da Festa de Santana em Fazenda Nova


O Prefeito Roberto Asfora esteve reunido com sua equipe na tarde desta terça-feira (15) para definir a programação da Festa de Santana do Distrito Fazenda Nova.

Na oportunidade, a Secretária de Cultura, Mônica Asfora, expôs a ideia da equipe que foi aprovada de imediato.

Dia 19 terá início o Polo Cultural, em frente ao açougue público, com apresentações culturais, forro pé de serra, banda de pífano, dança, oficinas, comidas típicas e outras atrações.

Nos dias 25, 26 e 27 acontecerá apresentação de grandes atrações que serão definidas até a próxima quinta-feira. Uma das novidades deste ano será a volta da Caminhada Paz pela Paz que ficou de fora alguns anos devido à falta de recursos no município, e neste ano será bancada pelo Prefeito Roberto Asfora.

Da Assessoria

domingo, 13 de julho de 2014

Antes era 3ª pior saúde pública do estado, agora com Roberto Asfora o Brejo é referência na saúde em toda região


Diariamente veículos das cidades vizinhas podem ser vistos trazendo pacientes para fazer o exame de raio-x no hospital em Brejo

A administração do prefeito Roberto Asfora é digna de admiração e respeito dos brejenses e também de muitos cidadãos das cidades vizinhas. Chega a ser espantoso como a saúde pública em Brejo melhorou, graças à determinação e coragem desse excelente administrador.

O município que antes tinha a 3ª pior saúde pública do estado, agora é referência em toda região, e se destaca no atendimento médico sempre com dois profissionais diariamente, distribuição de medicamentos e realização de exames, entre eles, o de raio-x, que vem sendo bastante requisitado devido aos problemas enfrentados pelas cidades vizinhas Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe.

Do dia 1º ao dia 10 de julho, foram realizados 272 exames de raio-x no hospital Dr. José Carlos de Santana em Brejo Sede, sendo 80 para pacientes de Jataúba, 8 de Belo Jardim e 6 de Caruaru.

Já no distrito São Domingos nos dez primeiros dias de julho foram realizados 102 exames de raio-x em pacientes que residem no distrito e 69 para pacientes de Santa Cruz do Capibaribe.

A grande maioria dos pacientes vindos das cidades vizinhas, além do raio-x, também vêm em busca de atendimento médico, recebem medicamentos, marcam exames e consultas e são sempre atendidos com o mesmo carinho e atenção.

Os números a seguir mostram o crescente aumento na quantidade de atendimento médico no hospital em Brejo nos últimos cinco meses, confira:

3.645 atendimentos em fevereiro
3.907 atendimentos em março
4.271 atendimentos em abril
4.488 atendimentos em maio
4392 atendimentos em junho

Para o prefeito Roberto Asfora, o Brejo hoje está retribuindo o acolhimento que teve das cidades vizinhas quando o município passou os piores momentos na saúde pública.

“Trabalhamos muito para tirar o Brejo da Madre de Deus do caos na saúde, hoje estamos retribuindo tudo o que as cidades vizinhas fizeram pelos nossos brejenses quando delas precisaram. Estamos de portas abertas para aqueles que necessitem de atendimento médico ou de algum tipo de exame, sejam eles de Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Caruaru, ou de qualquer outra cidade. Jamais negaremos ajuda e atendimento a quem precisar”, destacou o prefeito.

A saúde pública em Brejo da Madre de Deus deve melhorar ainda mais, pois o prefeito Roberto Asfora comprou novas ambulâncias para a sede e para o distrito São Domingos, iniciou às obras de ampliação e reforma do Hospital Dr. José Carlos de Santana e vai construir mais três PSF’s em São Domingos, um PSF no Trevo em Brejo Sede e uma Upinha no distrito Fazenda Nova.

Da Assessoria
Fichas sujas tentam furar o cerco. Justiça barra...
 A Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins pediu que a Justiça barre três das cinco candidaturas ao cargo de governador do Estado. Foram alvo dos pedidos o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), o senador Ataídes de Oliveira (PROS) e Joaquim Rocha (PSOL). Para a Procuradoria, Miranda se enquadra na Lei da Ficha Limpa, já que a Assembleia Legislativa rejeitou suas contas.
O pedido para Oliveira foi feito porque o senador foi condenado em causas sobre doação eleitoral acima do limite legal. E Rocha é acusado de ter apresentado declarações falsas de prestação de contas em uma campanha anterior. Os pedidos serão julgados no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins.
FONTE: Magno Martins..

sábado, 12 de julho de 2014

Pedreiro fica gravemente ferido após desabamento de marquise no distrito de São Domingos


Na manhã desta sexta-feira (11) um homem foi vítima do desabamento em uma obra de reformas de uma garagem na Avenida Luiz Cecílio de Santana, no distrito São Domingos, de Brejo da Madre de Deus.

De acordo com as informações, o homem, identificado por José Wellington (residente no mesmo distrito) estava realizando as reformas em uma marquise quando a mesma desabou e ele ficou debaixo dos destroços.
O Samu foi acionado e chegou ao local para realização dos primeiros socorros, sendo o mesmo conduzido o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e depois transferido para o Hospital Regional do Agreste.

A vítima estava com vários ferimentos pelo corpo e um princípio de hemorragia.
 Fonte: Ney Lima

A maior Feira de Artesanato do País recebe a arte dos Brejenses de braços abertos


Nove artesãos de nossa cidade colocaram suas peças em exposição e à venda no estande da prefeitura na Fenearte. Os trabalhos dos artesãos Luiz Carlos que trabalha com sucata e de Josimar Gomes, conhecido como Bê, que trabalha com escultura em madeira, foram selecionados entre os 50 melhores de toda a Fenearte e concorrem ao prêmio de Aclamação do Público.

A Peça de nome “Simplicidade Nordestina”, do artesão Luiz Carlos, está exposta na Galeria de Reciclados e é considerada pelo publico uma das mais belas peças da exposição.

A Peça do Artesão Bê recebeu o nome “Colonizadores” e foi selecionada na categoria de Menção Honrosa e tem recebido muitos elogios dos visitantes da feira.

Além do sucesso obtido pelos artesãos de nossa terra, a cultura popular, representada pelo Pastoril Infantil Estrela de Belém, pela Orquestra de Frevo Pau no Frevo, do Maestro Nino, e a Banda de Pífano Comunidade de São José, do Sítio Cachoeira de Mandaçaia, receberam aplausos e contagiaram os visitantes com muita música, dança e alegria nas apresentações do dia 07 de julho no palco principal da feira.

A Fenearte começou no dia 02 de julho e vai até este sábado dia 12 no Centro de Convenções em Olinda.  A Fenearte recebe milhares de pessoas diariamente de todo os lugares do Brasil e do mundo, e é considerada a maior e melhor feira de artesanato do país.
Da Assessoria