segunda-feira, 8 de julho de 2013

        Brejo na oposição
O tucano Roberto Asfora confirmou, ontem, nas urnas, o seu favoritismo, sendo eleito prefeito na eleição suplementar de Brejo da Madre de Deus, a 190 km do Recife, no Agreste Setentrional. Ex-prefeito por dois mandatos, Asfora impôs uma frente de 2.529 votos sobre o prefeito em exercício Hilário Paulo (PSDC).
Ao longo da campanha, o prefeito eleito teve que enfrentar uma guerra de nervos nunca vista com a propagação, por parte do ex-deputado Pedro Corrêa e aliados do candidato derrotado, da versão de que o TSE iria cancelar a eleição suplementar.
Superada a tensão, Asfora pôs em campo uma estratégia acertada, colando a imagem de Hilário ao do ex-prefeito José Edson (PTB), cassado por abuso do poder econômico. Foi, aliás, um grande fardo para Hilário exibir Edson em seu palanque.
Asfora mostrou também o abandono das políticas públicas do município, notadamente a área de saúde. O município, segundo ele, não conta hoje com um só médico permanente para atender a população pobre, que depende do SUS.
Tanto que, numa conversa, ontem, com o repórter Carlos Cavalcanti, enviado deste blog ao município para cobrir as eleições, antecipou que uma das suas primeiras medidas será a contratação imediata de médicos.
Está no território de Brejo o distrito de Fazenda Nova, onde se celebra o espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo.
Com 29 mil eleitores, o município passa a ser administrado por um prefeito de oposição, mas que não terá dificuldades na relação com o governador porque este, pré-candidato ao Palácio do Planalto, preferiu não se envolver diretamente na eleição.
O MAIOR DERROTADO – Na eleição do Brejo, a vaca foi, literalmente, para o brejo do deputado estadual Diogo Moraes, outro grande derrotado. Por pressão do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), Moraes rompeu com Roberto Asfora, de quem recebeu apoio para chegar à Alepe em 2010. No distrito de São Domingos, Asfora acabou sendo apoiado pelo maior desafeto de Moraes em Santa Cruz, o deputado José Augusto.